Ensino Médio em Tempo Integral amplia aulas práticas e conecta conteúdos
Quinta, 13 de dezembro de 201813/12/2018
(61) 99814-9639
BRASIL
Ensino Médio em Tempo Integral amplia aulas práticas e conecta conteúdos
Alunos do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte participam de oficinas de química, física, informática e empreendedorismo. Projeto começou em 2018 com três turmas de 1º ano
Jander Brasilia - DF
Postada em 04/12/2018 ás 09h13
Ensino Médio em Tempo Integral amplia aulas práticas e conecta conteúdos

Com o intuito de reduzir os índices de reprovação e de abandono e aumentar a qualidade escolar, a Secretaria de Educação adotou o projeto de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).


Iniciado em 2018, o programa atendeu 12 escolas do Distrito Federal com diversas oficinas práticas e atividades de formação.


Fomentado pelo Ministério da Educação, o projeto foi sancionado pelo governo do Distrito Federal em dezembro de 2017. O objetivo era ampliar a oferta desse tipo de ensino em Brasília, que já existia na educação infantil e fundamental.


No Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte, 120 alunos do primeiro ano participaram das aulas ofertadas pelo ensino em tempo integral três vezes por semana.


As oficinas de química, física, matemática, português, informática e empreendedorismo trabalharam o conteúdo de forma diferenciada.


Os laboratórios de física e química, fechados por falta de manutenção, foram reabertos especialmente para o projeto.


De acordo com a professora de física e matemática, Patrícia Valero Barbosa, as atividades práticas ajudam a assimilar melhor a matéria.


As aulas de português foram integradas às de informática com a criação de uma revista eletrônica. Os alunos aprenderam a utilizar as ferramentas de sistemas operacionais, edição de vídeo e texto e desenvolveram trabalhos próprios sobre assuntos pertinentes ao universo deles.


"É a preparação para a vida e o mercado de trabalho"
Cláudio Werkema, professor de informática do CEM Taguatinga Norte
Para o professor de informática, Cláudio Werkema, as oficinas vão além do conteúdo acadêmico. “É a preparação para a vida e o mercado de trabalho”, destaca.


Os jovens também têm recebido a novidade de forma positiva. “Para quem sabe aproveitar, o ensino em tempo integral é muito útil. O tempo que passamos aqui será recompensado no futuro”, avalia o aluno Emanuel dos Santos Paes.


Para Giulia Ferreira, também integrante do programa, o EMTI é um privilégio para os estudantes, pois nem todos podem participar. “É uma ótima ideia, tem muitas matérias que eu nunca tive contato antes. A gente aprende na prática o que vê na teoria.”


As atividades do Ensino Médio em Tempo Integral são ofertadas apenas para os estudantes do primeiro ano matriculados para o projeto. A ideia é que eles tenham uma experiência continuada nas três séries do ensino médio.


De acordo com a subsecretária de Educação Básica, da Secretaria de Educação, Luciana Oliveira, o objetivo do EMTI — algo novo dentro do programa educacional da rede pública local — é o avanço da aprendizagem com práticas diferenciadas.


“O tempo ampliado deve refletir na qualidade do ensino e no impacto que ele gera nos estudantes”, acredita Luciana.


A proposta é custeada pelo Programa de Fomento às Unidades Escolares de Ensino Médio em Tempo Integral, mediante repasse do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE).


Em 2017, a Secretaria de Educação do DF recebeu aproximadamente R$ 5,2 milhões, que foram utilizados para adesão de material didático, além de pequenos reparos nas escolas para abrigar o projeto.


O programa Ensino Médio em Tempo Integral atende as seguintes unidades escolares:


Centro Educacional Incra 8
Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia
Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama
Centro de Ensino Médio Julia Kubitschek
Centro Educacional Taquara
Centro Educacional 1 do Cruzeiro
Centro Educacional do Lago
Centro Educacional do Lago Norte
Centro de Ensino Médio 7 Taguatinga
Centro de Ensino Médio EIT
Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte
Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga
EDIÇÃO: RAQUEL FLORES

FONTE: CIBELE MOREIRA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: