O feriado da Paixão de Cristo, celebrado nesta sexta-feira (2), vai alterar o funcionamento de alguns serviços no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também decretou ponto facultativo para órgãos públicos nesta quinta-feira (1º).
O G1 fez uma lista de como será o funcionamento de diversos setores, como no transporte público, comércio e bancos (veja abaixo). Como na quarta-feira (31) uma nova decisão do Tribunal de Justiça Federal da 1ª Região (TRF-1) autorizou o funcionamento do comércio e serviços considerados não essenciais no Distrito Federal, lojas, bares, restaurantes e eventos seguem funcionando, mas com horário reduzido.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (2), da 10h às 14h. No entanto, estarão fechadas na sexta-feira (2), por conta do feriado.
O Banco de Brasília (BRB) abre em horário diferenciado, das 9h às 10h, para prioridades, e das 10h às 14h para o restante do público, devido à pandemia de Covid-19. As agências em shopping centers funcionam das 13h às 17h.
A Febraban orienta que as pessoas deem preferência ao uso de serviços bancários por meio da internet, aplicativos e canais telefônicos do banco, e que apenas em "casos excepcionais" os clientes se dirijam às agências.
"Em casos excepcionais, para recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos, nos quais o atendimento presencial seja imprescindível", explica a Federação.
Metrô
Ônibus
Nesta quinta-feira (1º), os ônibus vão rodar com a tabela horária de dia útil. Na sexta (2), os coletivos seguem os horários de domingos e feriados.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde para saber como será o funcionamento das Unidades de Pronta Atendimento (UPAs), hospitais e postos de vacinação contra a Covid-19, porém, a não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Delegacias de Polícia
Bombeiros
Segundo o Corpo de Bombeiros, o serviço operacional funciona em regime de escala de forma ininterrupta 24 horas por dia, todos os dias da semana.
PMDF
Devido ao ponto facultativo, apenas as equipes administrativas da Polícia Militar terão folga na quinta-feira (1ª). De acordo com a corporação, de sexta (2) a domingo (4), a PM trabalha apenas com o serviço operacional, sem o auxílio dos servidores administrativos.
Defesa Civil
A Secretaria de Segurança Pública disse que a Defesa Civil estará disponível em todo o feriado da Semana Santa, em esquema de plantão. Os acionamentos dos atendimentos devem ser feitos pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo número 193.
Comércio e shoppings
A Fecomércio não informou o cronograma de funcionamento do comércio de rua no DF. As lojas devem seguir as regras do último decreto do GDF, abrindo das 11h às 20h.
Brasília Shopping
Taguatinga Shopping
Terraço Shopping
JK Shopping
Pátio Brasil
Conjunto Nacional
ParkShopping
Casapark
Correios
DER
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) não realizará, nesta quinta e sexta-feira, atendimento presencial no setor de Multas e Penalidades na sede do órgão.
Faixas reversas
Detran
Ceasa
Agências do trabalhador
DF Legal
CEB
Caesb
Cras e Creas
Fecham apenas na sexta-feira (2). As atividades voltam ao normal na segunda-feira (5).
Centros Pop
As unidades de Taguatinga e Plano Piloto funcionam diariamente das 7h às 18h.
Na Hora
Procon
Conselhos Tutelares
Eixão do Lazer
Caixa Cultural
Torre de TV
Zoológico de Brasília
Parque Nacional de Brasília
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque ficará fechado apenas no feriado de sexta-feira (2). Nos demais dias, o funcionamento segue normalizado, das 8h às 16h, com entrada permitida para as trilhas até as 15h.
Museu Nacional da República
Centro Cultural Três Poderes
Memorial dos Povos Indígenas
Museu Vivo da Memória Candanga
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília abre as portas para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço vai funcionar durante todo o feriado de Páscoa, no mesmo horário.
Parques do DF
O Instituto Brasília Ambiental disse que os parques sob sua administração ficarão abertos no feriado da Semana Santa. Para acessar os espaços, é obrigatório o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social. Confira os horários de funcionamento:
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade